O regresso à escola
20 de Outubro de 2008
Antes de virmos para a escola passávamos os dias em casa e só saíamos para ir ao culto. Não íamos à escola porque os nossos pais não deixavam. Até que um dia foram falar connosco e perguntaram-nos se estávamos interessadas em ir para uma escola só de meninas ciganas que iria funcionar dentro do nosso bairro. Ficámos muito entusiasmadas e fomos visitar o espaço. Os nossos pais deram autorização e nós tratámos da matrícula.
O nosso primeiro dia de aulas foi divertido porque éramos só meninas ciganas conhecidas. Foram-nos apresentados os professores e fizemos diferentes actividades. Quando olhámos para as salas vimos que eram diferentes, porque não havia um quadro, não havia uma porta e estava muito vazia. No entanto, gostámos desta escola porque é perto de casa e não temos de apanhar o autocarro, logo de manhã todas ensonadas.
Lembrámo-nos dos nossos antigos amigos, dos professores e das auxiliares. A partir desse dia, a nossa rotina mudou: passámos a levantar-nos cedo e a cumprir um horário, não passamos tanto tempo em casa e aprendemos coisas novas. Aqui, aprendemos um pouco de tudo, a ler, a escrever, a fazer contas, a mexer no computador e a falar Inglês.
Os professores são brincalhões, principalmente quando nos portamos bem. Para terminar estamos a gostar muito desta escola pois está a ser uma experiência nova. Tem sido importante porque aprendemos a lidar com as diferenças de cada uma. Esperamos que no final do ano possamos saber mais para que o nosso futuro seja bom.
PIEF na freguesia da Ameixoeira
Dr.ª Joaquina Cadete (ao centro), Directora do PETI, abre o ano escolar neste PIEF.
Sem comentários:
Enviar um comentário