segunda-feira, 16 de março de 2009

Vila do Conde também tem Mascote




... a Redinhas a crescer!

A Redinhas é a mascote do PIEF de Vila do Conde. É constituída por uma estrela, um lápis e uma rede. A estrela representa o mar, realidade onde se forjou o passado, assenta o presente e projecta uma parte significativa do futuro de Vila do Conde; o lápis simboliza a aprendizagem e o conhecimento; a rede constitui um instrumento indispensável na arte da pesca, actividade através da qual gerações de vilacondenses têm garantido o seu sustento.

A Redinhas simboliza o propósito primordial subjacente à realidade PIEF: a necessidade de recuperar, através da malha apertada da formação, do conhecimento e da aprendizagem integrada, os elementos que a malha larga do ensino convencional deixou escapar, desprovidos de mecanismos de sobrevivência.

Portadora de pequenas ventosas que a prendem à realidade, a estrela pretende, através de uma rede necessariamente inclusiva, ser garantia de estabilidade, de apoio, de compreensão e de cumplicidade a todos os que, de uma forma ou outra, a marcha rumo ao futuro relegou para a margem – e reconduzi-los, de novo, ao seu projecto de vida.

Sem comentários: