terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Boas Festas

Boas Festas para todas e todos que têm acompanhado este PIEF que Procura PIEF para relação séria. Um abraço especial para os 30 PIEF que até ao momento ajudaram a garantir este espaço e, particularmente para os acabadinhos de chagar, e bem-vindos, PIEF de Alfornelos, Chamusca, Marco de Canaveses e Moimenta da Beira.
Sabemos que 2009 vai ser um bom ano porque em PIEF é bom voltar e estar na escola. Sabemos que vai ser um bom ano porque muitos de nós que estavamos já longe da escola vamos agora concluir o 6º ou o 9º ano.
É bom estar com vocês. Até 2009!

Neste Natal há uma lenda em Sintra

A Gruta da Fada Chorosa

Diz a lenda que há muito, muito tempo, havia uma bela donzela cristã que se chamava Maria Teresa. Estava noiva de um cristão velho e rico.

Certo dia, a donzela passeava com a sua aia pelos jardins verdejantes e perfumados, junto a uma gruta de águas cristalinas, quando o seu olhar avistou um elegante mouro.

- Reparai, Briolanja, que belo moço!
- E reparo que não tira os olhos de vós!
- Não digais tal coisa, Briolanja. Sabeis muito bem que estou noiva de D. Mendes da Cunha e Silva.

A partir desse dia, sempre que Maria Teresa passeava pelo jardim, colhendo rosas, encontrava, junto à fonte, um poema de amor escrito pelo mouro, D. Panzo. O coração de Maria Teresa não mais resistiu aos encantos do seu poeta e admirador.

A notícia deste amor rapidamente se espalhou por toda a vila. Quando D. Mendes da Cunha e Silva soube deste caso, logo desafiou Panzo para um duelo, junto à gruta.

O confronto iniciou-se e eis que, subitamente, Maria Teresa se colocou entre a espada e o seu amado, sendo ferida de morte por D. Mendes.

Diz o povo que a alma de D. Teresa encarnou numa fada que, à meia-noite, vai para a gruta chorar de saudades do seu amado Panzo.

Ficou esta gruta conhecida, desde então, como a Gruta da Fada.


Texto colectivo, alunos do PIEF T2

Um dia diferente com todos os PIEF do Algarve



A turma Pief de Albufeira participou, no passado dia 12 de Dezembro, no evento "Um Dia Diferente", organizado por uma turma de desporto do Instituto Universitário Dom Afonso III. Esta participação contou, também, com a presença de todas as turmas Pief do Algarve. Durante o período da manhã os jovens participaram em jogos tradicionais e, à tarde, em actividades livres, tais como na demonstração de cães da divisão do combate narcótico da Guarda Nacional Republicana, em aula de fitness, numa demonstração de capoeira e noutras actuações livres dos participantes.

À descoberta de Sintra




O desafio era grande. Explorar a mais linda vila de Portugal. Estariam os nossos jovens preparados? Mil e um recantos, semeados de verde e mistério, ajudaram a fortalecer as pernas para calcorrear caminhos e azinhagas. Não fora o testemunho de vários escritores internacionais e nacionais (Hans Christian Andersen, Lord Byron, Ferreira de Castro) e dir-se-ia que Sintra estava selvagem, à espera de nós. Enchemos de palavras de poetas, de lendas mágicas e de click de fotografias o espaço que era só nosso. Assim queríamos que fosse. A sempre pedra bruta disposta a ser delapidada por qualquer viajante resiste sempre, imponente e majestosa às mil e uma tentativas de quem chega e parte, depois, vencido pelo belo e inantingível que ambicionámos possuir. Sintra não pertence a ninguém, só a ela própria. É demasiado grandiosa para ceder a quem passa. As lendas que a povoam servem de mote à imaginação de quem quiser saborear o mágico e saboroso mundo da fantasia.

Os nossos jovens subiram a serra, percorrendo fases lúdicas e culturais para aligeirar a tarefa extenuante. Tudo valeu a pena perante as cores inebriantes do Palácio e o olhar de fogo do tritão. O interior do Palácio fez-nos, por momentos, imaginar qual princípes e princesas, rodeados de luxo e bom-gosto. Era fácil perceber como tinha sido criado o enredo de Uma Aventura no Palácio da Pena. Mas o melhor estava para vir. Falámos com o vento na Cruz Alta, de onde os nossos olhos voram até centenas de quilómetros em redor. Julgámo-nos os reis do mundo.

Mas havia que descer. Esperavam-nos as delícias da Piriquita e as magníficas luzes a lembrar que é Natal. O nosso melhor tesouro é, agora, a memória de um dia em que tanto partilhámos e recebemos.
Professora Anabela Santos
PIEF de Sintra (Matias Aires)

Mensagem do PIEF de Albufeira



A turma Pief de Albufeira, em plena epóca natalicia, efeita a escola e deseja a todos um feliz natal e próspero ano novo!Aproveitando alguns materiais recicláveis, elaboraram uma árvore de natal e efeitos que deram outra cor e brillho à escola.


Estágio do PIEF de Moimenta da Beira

PIEF de Moimenta da Beira em Estagio….

Os nossos futuros Técnicos de Informática estão a realizar, de 12 de Dezembro a 18 de Dezembro, o primeiro período de estágio.
Estão todos bastante nervosos mas também motivados.
Vamos ver como é que eles se portam…
BOA SORTE AOS ESTAGIÁRIOS

(claro que correu muito bem!)

PIEF de Reguengos responde à Sr.ª Directora do PETI

Para que não fique sem resposta

“Há Marmelada em Reguengos!”
resposta à Dra Joaquina

Cara Dra Joaquina,

Foi com muito agrado que recebemos o comentário à nossa notícia e claro que partilhamos a receita. Tínhamos feito uma pequena reportagem fotográfica com a receita mas como infelizmente não foi publicada, aqui fica a receita ilustrada!

A Dociarte continua em acção e quando quiserem visitar-nos e conhecer a nossa “empresa” de perto teremos muito gosto em recebe-los

Marmelada:

10 kg de Marmelos já descascados
8kg de Açúcar
3 paus de Canela
Sumo de 2 limões

Lavam-se os marmelos. De seguida descascam-se e cortam-se em pedaços para um recipiente com água e um sumo de limão (para que os marmelos não oxidem).

Os votos do PIEF de Vila Real de Stº António


Do PIEF de Reguengos

Jogos Tradicionais na Chamusca

Nós, os alunos do PIEF de Chamusca propusemos neste 2º projecto “Brinquedos e brincadeiras” desenvolver o tema jogos tradicionais. Como na nossa escola esteve a decorrer a feira do livro em que todas as escolas do concelho da Chamusca vieram até nós, aproveitámos para lhes proporcionar a prática de uma diversidade de jogos tradicionais.
Esta actividade teve o maior sucesso e para nós deu muito gozo pois estivemos a possibilitar a estas crianças o conhecimento e prática de jogos muito giros do tempo dos seus avós.Esperamos continuar a colaborar com actividades que possam ser úteis na nossa comunidade, escola ou vila.

http://www.youtube.com/watch?v=721LWcUq64I

Caixas para bolos

Com o apoio da Dociarte, claro!
Porque queremos que os nossos doces tenham uma imagem bonita, fizemos e decorámos Caixas de Pasteleiro na aula de Expressão Artística.No início parecia complicado fazer todas as dobragens, mas depois até foi fácil! Tão giras que ficaram as nossas caixas, os clientes da Dociarte vão gostar deste mimo :)

Prenda de Natal de Marco de Canaveses

O PIEF de Marco de Canaveses oferece-nos nesta Natal o seu blogue e deseja-nos Boas Festas. Basta clicar em http://piefeb23sande.blogspot.com/ . Também um muito bom Natal para Marco de Canaveses

Chamusca também põe a mão na massa



Na semana do dia "Todos os Santos" fomos à União de Padarias Chamusquense fazer bolinhos para vender mas também para os comer! No dia seguinte, montamos uma banca na escola e tivemos a vendê-los. Fizemos também uns embrulhos para oferecer a instituições que nos têm apoiado. Esta actividade rendeu-nos um bom dinheirinho que servirá para desenvolver-mos actividades futuras.
Foi uma actividade bem Gulosa!!!!
Consultar http://www.youtube.com/watch?v=_zQaZpAQveg

Nova receita


O PIEF de 2º Ciclo de Reguengos experimentou mais uma receita, Pão Doce com Frutos Secos. O resultado final está à vista e o sucesso foi mais uma vez garantido. Na Escola já todos procuram os nossos doces :)A Dociarte continua em acção!
Até à próxima!

PIEF da Chamusca Solidário



Relativamente à actividade de recolha de roupas e brinquedos, não são muitas as fotos tiradas, mas como está previsto no início da 1ª semana de aulas do 2º período irmos com os alunos às Cáritas de Chamusca, iremos tirar mais fotos e então sim divulgarmos em força esta actividade.

A caixa que se vê na foto com brinquedos, foi recolhida na junta de freguesia da Chamusca, onde os funcionários colaborarm comprando brinquedos e com outros usados em bom estado, depois fomos entregá-los à senhora vereadora para distribuir nesta época natalícia a crianças necessitadas do concelho.

Só em roupa, de vários tamanhos e feitios, enchemos uma carrinha station que foi entregue na Cáritas da Chamusca.

Conseguimos também uma quantidade significativa de roupa de homem para entregar a um senhor que está neste momento a passar uma fase muito complicada.

Obrigado a todos pela colaboração, mas não iremos ficar por aqui pois a nossa vontade de ajudar é grande.

Bom Natal são os votos do PIEF do Forte da Casa


Bom Natal com Paz, Alegrias, Esperanças, Amor, Sucessos, Realizações, Saúde, Pureza, Felicidade, Solidariedade, e muito mais...

Natal com Arte nos PIEF de Alfornelos e Amadora

Um presépio original

As nossas caixas

As nossas velinhas

Este ano resolvemos apostar num Natal artístico. Fizémos as nossas próprias prendas, construímos o nosso presépio a partir de listas telefónicas e uma árvore através de materiais recicláveis (cabides, garrafas de plástico..).

O PIEF de Moimenta da Beira


O PIEF de Moimenta da Beira na Feira de S. Martinho

Querido: Mudei a Sala (PIEF da Chamusca)


No início do ano lectivo achamos que deveríamos dar um jeitinho à nossa sala, afinal é nela que passamos a maior parte do nosso tempo.
Sendo o espaço bastante pequenino, tivemos mesmo que nos aplicar para conseguir o queríamos. Foram então surgindo ideias, tirar armários e substituir por prateleiras, pintar todas as paredes e placards com cores alegres, definir o percurso de certificação numa das paredes e por último o nosso grande objectivo, substituir a alcatifa velha e poeirenta por um novíssimo chão flutuante. Há dúvidas quanto às nossas capacidades???.....então vejam os resultados....
Agradecemos à empresa Rimarbal que gentilmente nos ofereceu o chão flutuante e respectivo rodapé.

Na Moita: Nem tudo muito simples, nem tudo muito complicado



O PIEF da Moita organizou, no passado dia 16 de Dezembro, com o apoio dos PIEF de Setúbal e Palmela, uma sessão de teatro no auditório da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça na Moita. A peça observada "Nem muito simples...nem muito complicado" abordou o tema da sexualidade e é uma produção da Associação USINSA e insere-se no conceito teatro/debate.
A adesão dos alunos PIEF foi entusiasta e estendeu-se também a mais turmas da escola do PIEF (D. Pedro II), entre as quais estava a turma de teatro. Todos garantiram SALA CHEIA!



segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Os votos do PETI

Feliz Natal



PIEF de Castelo Branco

Identidades do PIEF da Marquês de Pombal

Marcas de amizade

A entrada do PIEF

Sala de ténis de mesa

Espaço da informática

A Escola Secundária Marquês de Pombal é portadora de uma identidade própria e de uma singular dignidade, forjadas na experiência do tempo, que a actual comunidade escolar orgulhosamente assume. Possui uma memória colectiva e uma herança pedagógica temperadas pelo contributo empenhado de sucessivas gerações de professores, alunos e funcionário.São com estas memórias e empenho que o PIEF da Marquês de Pombal está a construir bases sólidas de sucesso e integração dos alunos para que o futuro seja risonho.

PIEF do Forte da Casa visita o Parque de Monsanto

No dia 3 de Novembro o PIEF do Forte da Casa, realizou uma visita ao Parque de Monsanto em conjunto com o PIEF de Vila Franca de Xira.
Foi um dia bem passado, no qual desenvolvemos várias actividades de exploração da natureza, jogos e dinâmicas de grupo; assim como um saboroso “pic-nic”.

Encontro de blogues PIEF

Porque os PIEF não param, em Fevereiro vamos animar as disciplinas de Português e TIC com um encontro de blogues PIEF. Constrói o blogue da tua turma e está atento. Notícias no início do ano.

O PIEF de Oliveira de Azeméis também tem blogue

Este é o link do PIEF de Oliveira de Azeméis http://piefizados-oaz.blogspot.com/ . Apareçam!

Os PIEF são generosos

São inúmeros os exemplos solidariedade que encontramos neste blogue. A quadra natalícia está a ajudar e os alunos PIEF sabem como é importante redistribuir por quem menos tem.
Parabéns

Dia 31 de Janeiro - Dia Mundial do Ilusionista

Malta: Dia 31 de Janeiro é o Dia Mundial do Ilusionismo. "Bora" distribuir truques pela escola.

Já Imaginarium o PIEF do Forte da Casa?

PIEF Forte da Casa

Campanha Solidária " Um Presente Cheio de Natal" do Imaginarium
No âmbito da campanha solidária do Imaginarium “Um Presente Cheio de Natal”, os alunos do PIEF do Forte da Casa, decoraram duas caixas de sapatos para duas meninas. Estas caixas continham vários presentes realizados por nós tais como pulseiras, fios, bolsas, pregadeiras e diverso material escolar. Esta Campanha deu-nos muito prazer pois ajudámos duas crianças que neste Natal vão ter como prenda algo realizado por nós.