sábado, 29 de novembro de 2008
TV Amadora visita PIEF local
Apanhámos os PIEF à conversa
- Vão concorrer ao concurso das mascotes?
- Vamos. Porquê?
- Não têm hipóteses. A nossa é maior que a vossa.
- Mas a nossa é mais colorida.
- A nossa até canta.
- A nossa é tão alta.
- E a nossa é tão comprida que só se desloca com a ajuda de todos os elementos do PIEF.
- A nossa é muito bonita.
- A nossa já foi à praia.
- A nossa foi ao teatro.
- A nossa até faz contas de matemática.
- A nossa anda na Formação Vocacional.
De repente todos ouviram umas vozes decididas:
- Quem vai ganhar é a nossa.
- Porquê? Perguntaram surpreendidos com tanta determinação.
Porque a nosso é cara do PIEF (e o nosso PIEF é espectacular!)
O PIEF de Reguengos continua uma doçura
O PIEF de 2º ciclo de Reguengos de Monsaraz continua com a sua Fábrica de Doces e Artesanato Regional. Esta semana fizemos Padinhas!
Aqui fica um "cheirinho" das nossas actividades.
Vamos dar início à sessão - PIEF do Cartaxo
To be continued…
Cartaxo e o concurso das Mascotes
Em representação do Pief do Cartaxo, e após conversa com o nosso EMM Francisco Marta e a restante Equipa Técnico-Pedagógica, venho formalizar a nossa inscrição no Concurso Nacional de Mascotes.
Há três anos lectivos que existe o Pief do Cartaxo, todavia este é o primeiro ano que funcionamos nesta escola e esta vossa proposta seria uma excelente forma de divulgar o trabalho Pief.
Achámos muito interessante a vossa iniciativa e gostaríamos muito de receber a exposição do concurso. Desta forma, mostraríamos a toda a comunidade envolvente a grandiosidade do Pief e a envolvência das turmas nos trabalhos desenvolvidos a nível nacional.
Aguardamos com entusiasmo a vossa resposta
Ana Marta Ribeiro
PIEFs de Setúbal e Palmela visitam o Pavilhão do Conhecimento
A visita foi em conjunto com o PIEF de Palmela.
Fizemos várias experiências: space bike, energia eólica, foguetão, pregos, discovery, andar sem gravidade…
Também fomos ao jardim da água na Expo, onde fizemos uma linda sessão fotográfica.
Gostámos de tudo: da exposição, do almoço e da viagem de autocarro.
Esperamos fazer mais visitas de estudo.
O autocarro foi cedido gentilmente pela Câmara Municipal de Palmela
PIEF da Moita visita o Banco Alimentar
mãos à obra
No dia 25 de Novembro 2008 a turma PIEF Moita visitou o Banco Alimentar Contra a Fome de Setúbal (armazéns em Palmela). Começámos por entregar vários pacotes de leite a esta instituição, um por cada aluno e professor, ao que se seguiu uma breve explicação por parte do Sr. António Cunha, responsável por fazer a ligação entre o Banco Alimentar e as escolas. Explicou-nos um pouco da história do Banco Alimentar e da sua importante finalidade. O Banco Alimentar tem como prioridade o combate ao desperdício de alimentos, desenvolvendo esforços junto de empresas do ramo alimentar que têm excesso de produção, e de produtores de fruta que necessitam de escoar os seus produtos.
Ficámos também a saber que o Banco Alimentar promove a recolha de alimentos duas vezes por ano, nas grandes superfícies comerciais, para doar a famílias carenciadas através de instituições de solidariedade social.
No entanto, a maior parte do nosso tempo foi ocupado com a montagem de caixas de papelão, que servirão para acondicionar os alimentos que no próximo fim-de-semana (29 e 30 de Novembro) serão recolhidos na campanha desta nobre instituição. A nossa vontade de ajudar era tanta, que o nosso contributo se cifrou em cerca de 1500 caixas montadas o que, na opinião do Sr. António Cunha, representou uma mais-valia muito significativa no trabalho voluntário. Por pouca que tenha sido, a nossa ajuda será importante para alguém. Só por isso, já ficámos satisfeitos.
PIEF de Braga tem blogue
http://www.piefbrgmonitora.blogspot.com/
Poema de Natal - PIEF da Guarda
NATAL
Desejamos que chegue
Com carinho e paz
Esta época fantástica
Que a todos satisfaz!
Traz-nos momentos únicos
Que nos permitem esquecer
Que a vida não é fácil...
Que não é fácil viver.
Não é fácil estudar
Nem tão pouco caminhar
Mas a oportunidade PIEF
Ajuda-nos a sonhar!
E neste Natal que não quer...
Dinheiro, uma playstation, um MP4 e muitos bens materiais?
Mas decidimos pedir saúde para todos
Os que nos ajudam a orientar os nossos ideiais!
O PIEF de Palmela tem novo email
Deste modo quando quiserem entrar em contacto conosco cá estamos!
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Grande Concurso Nacional para PIEF/s
CONCURSO NACIONAL DE MASCOTES
Qual o PIEF que constrói a melhor e mais atraente mascote?
“UM PIEF, UMA MASCOTE !”
REGULAMENTO GERAL
Artigo 1º - PROMOTOR
O Concurso para a Eleição da Mascote PIEF 2008/2009 é uma iniciativa da turma PIEF Moita e Outros Concelhos - Tipo 1, com o apoio do PETI.
Artigo 2º - OBJECTIVO
O objectivo do concurso é criar uma mascote/personagem que simbolize institucionalmente cada turma PIEF perante a estrutura regional e nacional do PETI. As turmas concorrentes podem escolher uma figura humana ou não humana (ex: animal).
Facultativamente, podem ser entregues outros materiais de visualização da mascote, em diferentes formatos (emblema, logótipo, desenho, etc.), com imagens da personagem em diversas situações e/ou vista em diversos ângulos, de forma a poder complementar a apresentação da mascote propriamente dita, nomeadamente ao nível da exposição.
A mascote deve ser uma figura harmoniosa que expresse simpatia, bom humor, alegria e boa disposição, podendo aliar a tudo isso carisma e originalidade, bem como aspectos relacionados com a localidade/região onde a turma PIEF responsável pelo projecto está inserida.
A mascote poderá e deverá enquadrar-se na missão PIEF e representar a sua principal vertente - a INCLUSÃO SOCIAL.
Artigo 3º - PARTICIPANTES
Este concurso destina-se a todas as turmas PIEF e visa estimular e envolver a participação dos alunos e professores destas turmas, com o objectivo de criar e escolher a “MASCOTE PIEF” do ano lectivo 2008/2009.
Podem participar no concurso todas as turmas PIEF do país.
Cada turma só poderá apresentar um trabalho.
Artigo 4º - INSCRIÇÃO
A inscrição é gratuita para todas as turmas participantes. É obrigatória a entrega da ficha de inscrição, em Anexo 1, totalmente preenchida e assinada, através dos CTT, para a morada: Largo da Juventude - Alto de S. Sebastião, 2864-005 Moita, via fax para o nº 212 899 560, ou por e-mail para o endereço moita.pief@gmail.com.
Artigo 5º - IDENTIFICAÇÃO
Deverá constar na mascote em lugar visível a designação do PIEF/localidade, bem como o estabelecimento de ensino onde está localizado. As mascotes têm obrigatoriamente de ter um nome ou designação, juntamente com uma memória descritiva da proposta, que descreva sucintamente o conceito desenvolvido no trabalho, num máximo de 100 caracteres.
Artigo 6º - CALENDÁRIO
1ª FASE – INSCRIÇÃO: Cada Turma PIEF deverá manifestar a sua intenção de participar no concurso, até ao dia 31 de Dezembro de 2008, realizando a pré-inscrição por escrito, onde deverá constar uma fotografia da turma e o possível nome da Mascote.
2ª FASE – CONCEPÇÃO: A concepção de todo o projecto e a elaboração das mascotes nas diferentes vertentes será feita durante todo o 2º Período, ou seja, entre 5 de Janeiro e 27 de Março de 2009.
As datas das exposições são as seguintes:
- 20 a 24 de Abril de 2009: Moita (Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos D. Pedro II)
- 4 a 8 de Maio de 2009
- 18 a 22 de Maio de 2009
- 1 a 5 de Junho de 2009 (Deve coincidir com o local do evento “Digo não à exclusão”)
Artigo 7º - APRESENTAÇÃO DAS MASCOTES
A apresentação das mascotes deverá ser feita num modelo em 3D (maqueta volumétrica), não havendo restrições às suas dimensões ou materiais utilizados na sua concepção. Os modelos devem incluir perspectiva(s) do objecto, devendo no entanto, assegurar a fácil leitura e compreensão dos mesmos.
Sendo este um concurso para exposição de novas ideias, quaisquer trabalhos que possuam excessiva e/ou propositada semelhança com outros já existentes, serão desclassificados.
Artigo 8º - ENTREGA DOS TRABALHOS
Todos os trabalhos devem ser entregues em mão nas Coordenações Regionais do PETI, escola organizadora ou na sede do PETI, ou enviados por correio para os mesmos locais.
O prazo de entrega dos trabalhos termina às 17.00 h do dia 27 de Março de 2009, sendo aceites as propostas entregues em mão até esta data, ou enviadas por correio prioritário registado com aviso de recepção com data anterior ou igual ao dia atrás referido. Se ocorrerem atrasos no envio/recepção, a turma concorrente será a única responsável, não podendo apresentar qualquer reclamação.
Artigo 9º - TRANSPORTE DAS MASCOTES
O transporte de todos os materiais para as exposições são da responsabilidade do PETI, bem como a devolução às turmas/escolas que as elaboraram.
Artigo 10º - CONSTITUIÇÃO DO JÚRI
O júri do concurso será constituído por 7 elementos, a saber:
- Directora do PETI, Dr.ª Joaquina Cadete;
- 5 Coordenadores Regionais do PIEF ?;
- Elemento do Conselho Executivo da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos D. Pedro II – Moita, estabelecimento de ensino onde está inserida a turma organizadora do concurso.
Artigo 11º - AVALIAÇÃO E SELECÇÃO DAS PROPOSTAS
As propostas serão avaliadas em função das suas qualidades plásticas, da expressividade, criatividade, originalidade, e da sua relação com a missão, visão e imagem institucional do PETI.
O júri designará uma mascote vencedora que cumpra com os requisitos vertidos no presente regulamento, e à qual será atribuída um prémio no valor de 150 € em materiais de apoio às actividades da Turma PIEF responsável pela sua elaboração.
Serão atribuídos Diplomas de Participação a todas as turmas que se apresentarem a concurso.
Artigo 12º - CERIMÓNIA DE ENTREGA DO PRÉMIO E DAS MENÇÕES HONROSAS
Artigo 13º - DIVERSOS
A mascote vencedora poderá ser utilizada em várias situações e dimensões, como por exemplo, publicações, artigos de merchandising, objectos e outros suportes promocionais, ficando o PETI com o direito sobre essas possíveis utilizações.
Os casos omissos serão resolvidos pelo júri do concurso.
PIEF de Vinhais participa no Dia do Não Fumador
Neste dia, no período da manhã, os alunos percorreram as ruas da Vila de Vinhais, oferecendo rebuçados em troca de cigarros e lembrando à comunidade que se deve trocar algo que mata por algo que farta, com o slogan: "Troque um cigarro que mata por algo que farta". Os cigarros recolhidos, que posteriormente foramdestruidos, eram colocados dentro de um cigarro gigante feito pelos alunos com a colaboração dos professores da turma.Valeu a pena...
PIEF de Albufeira no You Tube
Fomos ao teatro - PIEF de Castelo Branco
As responsáveis
A propósito da Marmelada em Reguengos
O PIEF da Moita já tem blogue
Quem é o PIEF de Castelo Branco
Dar e receber (no Cacém)
Porque o Natal está quase aí e nos fez sentido reflectir sobre o que se ganha quando (nos) damos, lançámos para o ar a ideia de cada aluno ter a possibilidade de se desafiar a si próprio, propondo-se a dar, à medida do que se acha capaz e do que considera mais importante e mais significativo. Dou um abraço, dou o meu tempo, dou ajuda… durante um dia, ou três ou uma semana e vou perceber-me e descobrir-me com essa experiência.
Achámos pertinente contextualizar a actividade numa esfera relacional próxima, marcando a diferença com a participação da turma na campanha “Natal Solidário” que irá decorrer ao nível da escola.
Porque o Natal é mesmo quando um homem quiser, centrámos o “DAR-Desafio-me a Receber” na responsabilidade individual e no que está ao alcance de cada um fazer. Os alunos do PIEF T2 mostraram-se receptivos, entusiastas e generosos. Criatividade não faltou nas propostas apresentadas como por exemplo: “Vou oferecer uma carta à minha irmã que está em Cabo-Verde e já não vejo há muito tempo”, “Ler uma história à minha irmã mais nova”, “Fazer uma rosa para dar à minha mãe”, “Durante a hora de almoço e do lanche, vou ajudar a cuidar das crianças do infantário que está em frente à escola”, “Vou fazer um bolo e oferecer aos funcionários da minha escola”, “Vou demonstrar o amor que sinto pela minha mãe”, “Vou oferecer uma rosa à minha mãe e vou trançar a minha colega e amiga”...
Psicóloga Mónica Silva
O PIEF da Moita e o Banco Alimentar
Depois contaremos como correu!
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Fábrica de marmelada em Reguengos de Monsaraz
PIEF 2º Ciclo de Reguengos de Monsaraz
Nas aulas de Exploração Vocacional resolvemos formar uma empresa de doçaria e artesanato regional, a Dociarte.
Tem sido a maneira de nos integrarmos na comunidade escolar de uma forma fixe e divertida, pois toda a gente já nos conhece e espera semanalmente pelos nossos produtos! Aqui fica uma pequena reportagem fotográfica do primeiro produto confeccionado, Marmelada e Geleia de Marmelo.
(pois é: PARABÉNS. Estamos orgulhosos de termos PIEFs assim)
Vila Real de Santo António não pára
O PIEF de VRSA esteve dois dias num campo de actividades, em Laneiras (perto da Marateca), denominado "O Castor". Foram dois dias espetaculares que se recomendam a todos aqueles que estiverem à procura de boa disposição, novas amizades, actividades desportivas, novos desafios. Pudémos disfrutar de actividades como ponte de cordas suspensa, slide, canoagem, prova de orientação nocturna (noite celta), tiro com arco e "jogos sem fronteiras". O campo dispõe de camaratas e o preço inclui também refeições. Avaliação final do PIEF de VRSA: 20 (de 0 a 10)!!
Abstracção no PIEF de Palmela
Terror em Vila Real de Santo António
Como editar no nosso blogue
Dúvidas para joaovasco.peti@gmail.com
Participem
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Já cheira a Natal
PIEF Reguengos de Monsaraz- 3º ciclo
Tempo de Natal sem exclusão
PIEF de Ceira - Coimbra
Oi pessoal:
Esta turma é constituída por sete alunos: Márcia, Patrícia, Gustavo, Cátia, Andreia, Miguel, e por último o Ivo. Este pief funciona na Escola Básica 2,3 de Ceira.
Somos muito unidos e ajudamo-nos uns aos outros, temos os nossos conflitos como todas as turmas têm. Mas nada de grave. Esta turma é pequena mas muito especial.
Esta turma gosta muito de música hip hop, kisomba e de outras.
Não gostamos muito de dançar. Só a Márcia, a mais nova da turma, é que gosta de dançar.
Já fizemos algumas visitas de estudo, como por exemplo estivemos em Peniche, na Quinta da Conrraria, onde experimentámos alguns desportos radicais, fomos à escola de Tecnologias Artísticas de Coimbra - “ARCA”, também estivemos na Escola Secundária Quinta das Flores, visitámos a exposição de design “Re-made” e fomos ainda ver a peça de teatro “Auto da Barca do Inferno”.
Temos uns professores muito fixes, ajudam-nos sempre que podem.
Os professores desta turma são fantásticos, às vezes trazem-nos umas coisas. Damo-nos todo bem e as aulas são muito divertidas…
Também comemoramos ocasiões especiais, como por exemplo: aniversários, efemérides, Halloween, Natal, Páscoa e Carnaval, entre outros.
No dia do halloween a nossa turma fez uns trabalhos engraçados, a Directora de Turma fez uns biscoitos parecidos com uns dedos, com doce de morango a imitar sangue, também vendemos groselha com gasosa numa taça com umas aranhas de plástico à volta, enfeitamos a nossa bancada com abóboras e outras coisas. O dinheiro que angariamos foi oferecido à APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.
Contactem-nos. São muito giros
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
PIEF/EFJ (Educação e Formação de Jovens) de Vila Real
Nós somos a turma PIEF/EFJ (Educação e Formação de Jovens) de Vila Real. Estamos a funcionar no Centro de Formação Profissional de Vila Real, onde tencionamos tirar o 9º ano de escolaridade e a certificação profissional na Área de Serviço de Mesa e Bar.
A nossa semana é muito preenchida com aulas teóricas e práticas. Às quartas-feiras temos aulas práticas todo o dia, nas quais temos que nos vestir a rigor, com a farda, e fazer o serviço de mesa, como podem ver pelas fotos que enviamos.
O PIEF de Paços Ferreira
Somos a turma do PIEF de Paços de Ferreira do 2ºCiclo, apesar de termos sido obrigados a frequentar o curso estamos a adorar.
Finalmente temos um objectivo, fazer o 6ºano e sermos alguém na vida.