terça-feira, 25 de novembro de 2008

Dar e receber (no Cacém)

DAR – Desafio-me a Receber - PIEF T2 Sintra/Cacém

Porque o Natal está quase aí e nos fez sentido reflectir sobre o que se ganha quando (nos) damos, lançámos para o ar a ideia de cada aluno ter a possibilidade de se desafiar a si próprio, propondo-se a dar, à medida do que se acha capaz e do que considera mais importante e mais significativo. Dou um abraço, dou o meu tempo, dou ajuda… durante um dia, ou três ou uma semana e vou perceber-me e descobrir-me com essa experiência.

Achámos pertinente contextualizar a actividade numa esfera relacional próxima, marcando a diferença com a participação da turma na campanha “Natal Solidário” que irá decorrer ao nível da escola.

Porque o Natal é mesmo quando um homem quiser, centrámos o “DAR-Desafio-me a Receber” na responsabilidade individual e no que está ao alcance de cada um fazer. Os alunos do PIEF T2 mostraram-se receptivos, entusiastas e generosos. Criatividade não faltou nas propostas apresentadas como por exemplo: “Vou oferecer uma carta à minha irmã que está em Cabo-Verde e já não vejo há muito tempo”, “Ler uma história à minha irmã mais nova”, “Fazer uma rosa para dar à minha mãe”, “Durante a hora de almoço e do lanche, vou ajudar a cuidar das crianças do infantário que está em frente à escola”, “Vou fazer um bolo e oferecer aos funcionários da minha escola”, “Vou demonstrar o amor que sinto pela minha mãe”, “Vou oferecer uma rosa à minha mãe e vou trançar a minha colega e amiga”...

Psicóloga Mónica Silva

Sem comentários: